1. Troque os filtros regularmente

O filtro de óleo e o filtro de ar do seu carro ficam obstruídos ao longo do tempo, portanto é importante renová-los regularmente.

Eles devem ser substituídos como parte da manutenção programada, mas ambos são trabalhos relativamente simples – particularmente uma troca de filtro de ar -, portanto, você mesmo pode tentar. Você pode economizar dinheiro com a manutenção, se assim for.

Você também pode prolongar a vida útil do filtro de ar lavando-o também.

Consulte o manual para obter conselhos sobre limpeza e trocas de filtros e use peças originais. Filtros baratos e de baixa qualidade podem danificar seu motor a longo prazo.

2. Dirija sem problemas … na maioria das vezes

Dirigir com simpatia mecânica é algo que você deve praticar, independentemente de o motor ter aquecido.

Isso reduzirá o desgaste e ganhará mais milhas por tanque. Entradas suaves através dos principais controles – volante, caixa de câmbio e pedais – são essenciais, além de olhar bem à frente para reduzir a necessidade de frenagem repentina.

Nosso guia de dicas de combustível oferece muitas outras dicas para melhorar seu estilo de dirigir e aproveitar ao máximo seu carro e sua economia de combustível.

Dito isto, se você nunca acelera completamente o motor, os depósitos de carbono podem acumular e sujar as válvulas, o coletor de admissão e outras peças, reduzindo a eficiência e potencialmente causando uma falha de ignição.

Portanto, você deve permitir que seu motor acelere para a linha vermelha pelo menos uma vez a cada centenas de quilômetros – mas apenas quando o óleo estiver quente e você estiver em uma estrada tranquila.

Os carros a diesel também podem ter problemas com os filtros de partículas a diesel entupidos (DPFs), projetados para capturar emissões de escape prejudiciais.

Uma rodovia mais longa, uma vez por mês, ajudará a eliminá-los.

3. Use seu ar condicionado

‘Use ou perca’ é uma frase que pode ser aplicada ao ar condicionado.

Os sistemas de ar-condicionado inevitavelmente vazam gás refrigerante ao longo do tempo, principalmente se não forem usados ​​regularmente.

Deixar o ar-condicionado desligado pode economizar combustível, mas você pode acabar recebendo uma fatura de novo gás (geralmente cerca de 50 libras, disponível na maioria das garagens e centros de montagem rápida).

E sim, isso significa que ocasionalmente também deixa seus respiradouros esfriarem no inverno.

MAIS CONSELHOS:  Como diminuir o pára-brisas em tempo duplo rápido

4. Substitua as velas de ignição e os fios

 

À medida que os carros se tornam cada vez mais complicados, os motoristas estão – compreensivelmente – menos inclinados a prestar serviços de manutenção.

No entanto, substituir velas de ignição e cabos de alta tensão é outro trabalho simples que você pode fazer para otimizar o desempenho do seu motor, mas você deve sempre consultar o manual do veículo com antecedência e seguir o cronograma de serviço.

Ao inspecionar uma vela de ignição, verifique se ela possui: um eletrodo e isolador marrom claro, não há sinais de derretimento e de desgaste ou depósitos.

Uma vela de ignição em mau estado indica desgaste ao longo do tempo e precisa ser substituída ou pode sugerir a condição do seu motor. 

Se o plugue for relativamente novo e tiver desenvolvido uma lacuna significativa entre o eletrodo e o isolador, pode ser um indicador de que o motor está com desempenho insuficiente. Se for esse o caso, você deve consultar uma garagem respeitável.

Se os cabos apresentarem rachaduras ou apresentarem sinais de desgaste intenso, eles deverão ser substituídos. Recomendamos o uso de uma garagem respeitável para realizar isso; no entanto, se você tiver a experiência e se sentir confiante o suficiente, deverá seguir as diretrizes do manual do veículo. 

Obviamente, este ponto não se aplica aos carros a diesel, pois eles não usam velas de ignição.

LEIA MAIS:  Gasolina ou diesel? Fatos e questionário para ajudar você a escolher

5. Complete regularmente líquidos

Os fluidos são a força vital do seu carro e não reabastecê-los pode ter consequências terríveis.

Verifique o óleo do motor quinzenalmente, abrindo o castelo e removendo a vareta medidora de nível.

O nível do óleo deve estar entre os marcadores mínimo e máximo – e uma cor marrom amarelada clara se o seu carro tiver um motor a gasolina.

Óleo escuro e sujo deve ser substituído. Observe, no entanto, que o óleo do motor diesel acumula fuligem como parte do processo normal de combustão, portanto o óleo de cor escura não é motivo de alarme para um carro a diesel.

Outras áreas a verificar quinzenalmente incluem o reservatório de líquido de arrefecimento – complete com 50% de água destilada e 50% de anticongelante – e a garrafa da lavadora de pára-brisas.

Recomendamos uma lavagem de tela comprada em loja para este último.

Não fique tentado a usar detergente líquido: ele contém sal e outros aditivos que danificam a pintura.

6. Verifique seus pneus

Os pneus são indiscutivelmente o recurso de segurança mais importante do seu carro. Portanto, não é exagero dizer que verificá-los regularmente – mirar uma vez por semana – pode salvar sua vida. Também poderia economizar dinheiro.

Os pneus com pouca pressão aumentam o consumo de combustível; portanto, mantenha-os com as pressões recomendadas listadas no manual do seu carro.

Assista ao nosso rápido vídeo sobre como verificar a pressão dos pneus, a saúde e a profundidade do piso .

Lembre-se de que a pressão dos pneus pode ser diferente nos pneus dianteiro e traseiro. Alguns especialistas em automóveis sugerem rodar os pneus (ou seja, trocar as frentes para trás e vice-versa) para reduzir o desgaste e prolongar a vida útil dos pneus.

No entanto, no interesse da segurança, recomendamos o uso dos pneus menos desgastados no eixo traseiro, pois a perda de aderência frontal (subviragem) é muito mais fácil de gerenciar do que um escorregador traseiro (sobreviragem).

Ter as rodas do seu carro alinhadas profissionalmente também pode reduzir o desgaste dos pneus – com os benefícios adicionais de uma melhor resposta da direção e manuseio.

7. Siga o cronograma de serviço

A manutenção regular é vital para manter seu carro em perfeitas condições e prolongar sua vida útil.

Os intervalos de manutenção são baseados no tempo ou nas milhas percorridas – uma vez por ano ou a cada 10.000 milhas, por exemplo.

Consulte o manual para saber quando o seu carro deve um serviço e que trabalho é necessário.

Muitos carros modernos têm luzes de aviso no painel para alertá-lo quando a manutenção também é necessária.

De um modo geral, você deve fazer um orçamento para um serviço ‘menor’ uma vez por ano e um serviço ‘importante’ a cada dois ou três anos.

Um serviço menor inclui a troca do óleo e do filtro de óleo e a substituição de outros fluidos, se necessário.

Dependendo do carro e da quilometragem, um serviço importante também pode cobrir a substituição do filtro de ar, velas de ignição e cambelt.  

O número de tarefas incluídas em um serviço menor é numeroso, mas todas devem incluir verificações de vazamentos de óleo e fluido, pressões e condições dos pneus, emissões excessivas de escapamentos, desgaste dos freios e a operação correta da direção, caixa de velocidades, embreagem, suspensão, luzes, limpadores e buzina.

8. Mantenha seu carro limpo

Todos conhecemos pessoas que nunca lavam o carro. Talvez você seja um deles.

Mas manter o carro limpo não significa apenas orgulho de propriedade: ele também pode prolongar significativamente sua vida útil.

Granulação e sujeira entram nas partes móveis e no chassi, levando a desgaste e corrosão acelerados.

O sal das estradas de inverno é especialmente corrosivo, enquanto os excrementos de pássaros causam estragos na pintura.

Leve o seu carro para lavar as mãos, ou simplesmente faça você mesmo. As lavagens automáticas de automóveis têm escovas rígidas que podem deixar arranhões finos – além disso, elas também perdem partes.

Use uma solução de limpeza adequada em vez de detergente para a louça e seque o carro usando uma camurça macia.

Polir a pintura pelo menos uma vez por ano para fornecer uma camada de proteção e atender prontamente as lascas de pedra para evitar a propagação da ferrugem.

Também é importante manter o interior do seu carro limpo.

O uso de um spray protetor nos plásticos do painel reduz a probabilidade de rachaduras ou descoloração. Colocar um para-sol no para-brisa em dias claros também ajuda aqui.

 

8 maneiras de fazer seu carro durar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *