Uma contabilidade eficaz para restaurantes é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de seu negócio. Como as margens de lucro nos restaurantes são estreitas, é importante ficar de olho no processo de contabilidade.

O que torna a contabilidade  restaurante única é a linguagem das finanças da contabilidade contratada para realizar o serviço. Para uma contabilidade eficiente, você precisa entender sobretudo na indústria de alimentos e bebidas.

Como fazer contabilidade para um restaurante

Encontre o contador ideal

Como proprietário, você conhece os desafios de administrar um restaurante, como lidar com pessoal, gerenciamento de estoque e controlar o custo dos produtos vendidos. É importante encontrar um contador que entenda a complexidade da indústria de alimentos e bebidas, tanto as operações internas quanto as de gerenciamento.

Use um software de contabilidade

Escolha um software de contabilidade para agilizar suas tarefas de entrada de dados, criar faturas personalizadas, rastrear sua receita, criar declarações regulares de lucros e perdas e revisar seu fluxo de caixa. O software de contabilidade ideal para restaurantes deve oferecer recursos robustos de relatório, ser fácil de usar e permitir que você acesse os dados a qualquer hora e em qualquer lugar.

Configure o plano de contas

A próxima etapa é configurar seu plano de contas, que é usado para categorizar o dinheiro que entra e sai de sua empresa. Um plano de contas padrão inclui ativos, passivos, despesas, receitas e patrimônio líquido.

Isso é subdividido em categorias específicas de negócios, como estoque, vendas e marketing. Ao configurar o plano de contas, é importante decidir as métricas que você deseja monitorar.

Escolha um sistema POS

Quer você esteja administrando uma pequena padaria ou um restaurante sofisticado, precisará de um sistema de POS para gerenciamento de caixa, envio de recibos por texto ou correio, gerenciamento de estoque, gerenciamento de pedidos e relatórios de back-office.

Escolha um sistema que seja fácil de usar para funcionários e clientes e que seja compatível com seu software de contabilidade.

Folha de pagamento

A folha de pagamento no setor de restaurantes pode ser um desafio, pois o processo de rastreamento das horas dos funcionários é complexo. Múltiplos salários e cargos na equipe são as normas no setor de restaurantes e a capacidade de acomodar diferentes taxas é fundamental.

Com horas de trabalho irregulares, vários cargos e diferentes tipos de pagamento, calcular a folha de pagamento do restaurante pode ser um aborrecimento. É melhor terceirizar a função de folha de pagamento ou usar um software de folha de pagamento para fazer o trabalho por você.

Contas a pagar

Pagar suas contas em dia e manter seus vendedores e fornecedores satisfeitos é essencial para o funcionamento eficiente de um restaurante. As contas a pagar representam o valor que você deve aos fornecedores.

Assim que receber as faturas, atualize-as no software de contabilidade. Isso ajudará você a acompanhar o calendário de pagamentos.

Inventário

Com base no tamanho do seu restaurante, você pode configurar um sistema de gerenciamento de estoque que otimiza os custos dos alimentos e reduz o desperdício. O inventário também ajuda a evitar a escassez e o excedente de alimentos.

Rastreie seus consumíveis e suprimentos para calcular o valor dos alimentos que você tem em estoque e determinar os custos médios diários de estoque.

Gestão de Caixa

Monitore seu fluxo de caixa, que se refere à quantidade de dinheiro que entra versus a quantidade de dinheiro que sai do seu negócio em uma base diária, semanal e mensal.

Vendas

Manter o controle de sua receita é importante para a contabilidade do restaurante. Use os registros contábeis disponíveis para mostrar quanto você ganha com a venda de alimentos, mercadorias ou serviços de catering. Descubra quanta receita você ganha a cada dia e, idealmente, divida-a ainda mais nas categorias de alimentos e bebidas.

Essas foram as principais dicas de como você pode iniciar o processo de contabilidade em seu restaurante e otimizar ainda mais tarefas para que a sua produção e eficácia estejam sempres nos mais altos níveis.

A importância de fazer a contabilidade em seu restaurante

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *