Estratégia de branding

Os mascotes corporativos, aqueles personagens que personificam o espírito e a personalidade de uma empresa, podem ser um recurso interessante em sua estratégia de branding para garantir que os consumidores e usuários se identifiquem com sua marca.

O uso de um mascote pode ser muito eficaz na publicidade e ser um elemento muito útil no marketing da sua empresa, uma vez que, os mascotes causam uma sensação emotiva e são um dos detalhes que fazem os clientes em potencial se lembrarem e destacarem a sua marca.

Confira a seguir o que é preciso para ter um mascote de sucesso e quais os principais benefícios dos animais de estimação em marcas corporativas:

O que um mascote corporativo precisa para ser eficaz?

Você pode escolher um Golden Retriever, Gato, Pássaro e quaisquer outros animais para ser mascote de sua marca, mas é preciso seguir algumas recomendações para que a estratégia seja bem sucedida e promova ótimos resultados. Confira:

O mascote deve representar a natureza do seu negócio

As baterias Duracell com coelhos rosas que representam a energia que nunca acaba, o crocodilo Lacoste ou o pássaro do Twitter, rapidamente vêm à mente quando escutamos o nome das empresas, e, isso acontece por uma razão, pois os animais de estimação em marcas corporativas ajudam a estimular a lembrança da marca na mente, sempre que ouvir falar ou ver alguém com uma camiseta, produto, etc.

O mascote deve transmitir os valores da sua empresa, o que você é e o que representa.

O animal deve apelar para as emoções

Deve simbolizar uma emoção positiva para ser atraente para os clientes: amor, felicidade, energia, alegria ou otimismo, as quais podem ser as emoções mais comuns.

O animal de estimação deve ser único

O mascote corporativo é um elemento que permite diferenciar sua empresa da concorrência, ainda mais hoje, em mercados tão saturados e competitivos.

Branding

Benefícios: Como um mascote corporativo pode melhorar seus negócios?

Aqui estão vários motivos pelos quais um personagem ou mascote pode beneficiar sua empresa:

  1. Aumentar o potencial de comunicação da empresa
  2. Tornar as conversas com os clientes mais amigáveis.
  3. Ajuda a estabelecer uma relação mais emocional e tangível com os usuários, do que a alcançada com um logotipo.
  4. Permite maiores oportunidades de geração de histórias e narrativas, que por sua vez podem ser utilizadas em publicações, blogs e redes sociais.
  5. Criar o conhecimento da marca para um produto.
  6. Associar seu produto a algo positivo.
  7. Transmitir os valores da sua empresa, o que você é e o que representa.
  8. Gerar maior fidelidade à marca.
  9. Atuar como embaixador da marca, dando voz à consciência social da empresa.
  10. Ser o ícone de uma comunidade, o identificador de seus seguidores.
  11. Sendo um elemento integrador que pode dar unidade e familiarizar as redes sociais.
  12. Apele ao psiquismo humano e fazer com que sua marca fique na memória de seus clientes
  13. Gerar simpatia entre os consumidores, transformando assim a imagem fria de uma empresa e gerando emoções positivas.
  14. Criar um gancho de marketing mais memorável em campanhas promocionais.
  15. Criar laços emocionais com seus clientes que reforçam a fidelidade à sua marca ao longo dos anos.
  16. É usado como uma ferramenta educacional e para transmitir uma mensagem positiva.
  17. Aumenta o entusiasmo de um evento esportivo, arrecadação de fundos ou de uma campanha publicitária.

Como podemos perceber, são diversos os benefícios de um mascote para marcas corporativas, além disso, podemos confirmar os mesmos ao realizar pesquisas sobre marcas de empresas bem sucedidas, as quais investiram nesta estratégia de Marketing para chegarem na posição que ocupam atualmente.

Benefícios dos animais de estimação em marcas corporativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *