A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes, pois necessitamos dele em diversas situações, como tirar o RG e CPF, casamentos, realizar inscrições em concursos e vestibulares, etc. Muitas pessoas não sabem, mas é obrigatório manter esse documento atualizado.

Saiba qual a importância da certidão de nascimento atualizada, aqui neste artigo.

Qual a importância da Certidão de nascimento atualizada?

A certidão de nascimento é o primeiro documento que uma pessoa pode ter. Ela serve para informar todos os dados pessoais a respeito do cidadão: nome, sobrenome, nome de pais e avós paternos/maternos, local de nascimento e data.

Sem a certidão de nascimento, o cidadão é privado de usufruir dos seus direitos por lei, como exemplo, acesso aos programas de saúde, educação e outros. Além de não conseguir emitir documentos como CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e o título de eleitor, os quais são essenciais para qualquer atividade que deseje fazer, desde estudar a trabalhar, se casar e outros.

O mesmo serve para atualização, pois há casos em que é realizada a troca de nome dos pais, devido a exames de DNA, troca de gênero e diversos outros, os quais devem ser documentados na certidão de nascimento. Dados que devem ser constatados, a fim de evitar fraudes, problemas ao realizar alguma compra de imóveis, casamentos, entre outros.

Como solicitar a certidão de nascimento atualizada?

Você pode realizar a solicitação da certidão de nascimento atualizada em um Cartório de Registro Civil próximo a sua residência, ou, através da internet. Para isso é preciso apresentar os documentos com as mudanças e dados que devem ser inseridos ou retirados da mesma.

Será cobrada uma taxa pela certidão de nascimento atualizada ou segunda via. No entanto, há como conseguir isenção do procedimento, caso ateste a declaração de pobreza.

Se preferir solicitar a certidão de nascimento atualizada de forma presencial, será preciso ir até o Cartório de Registro Civil em que foi emitida a primeira via do documento. Somente o titular da certidão ou responsável pela tutela do mesmo, poderá solicitar o procedimento.

A entrega da certidão de nascimento atualizada ou a segunda via, podem demorar um pouco, mas caso você saiba qual foi o livro e página de registro, a entrega é mais rápida.

Gostou do artigo? Caso ainda tenha dúvidas sobre a certidão de nascimento atualizada ou queira mais informações sobre documentos emitidos em cartório, entre em contato conosco.

Importância da certidão de nascimento atualizada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *