As fotos de alimentos são para realizar registros de pratos incríveis!  Seja você um profissional na área de fotografia ou um simples amador, conhecer as principais técnicas para tirar fotos de alimentos é essencial.

Dicas para tirar fotos de alimentos

As fotos de fotografia servem para realizar o registro de pratos incríveis, estejam eles prontos ou crus. Quando uma fotografia de gastronomia é registrada da maneira correta, elas dão água na boca. 

 

Seja você um profissional na área ou um simples amador, seguir algumas dicas para registrar fotos de alimentos é fundamental. Pois, ao aplicá-las em seu dia a dia, é possível tirar fotos incríveis!

 

Portanto, confira as melhores dicas para tirar fotos de alimentos:

1. Registre fotos de alimentos frescos

Quando um alimento está enrugado, danificado ou machucado, é importante que o profissional o desconsidere e aposte nos alimentos frescos. E, se for uma opção, vire o alimento para o lado bom e tire a sua fotografia. 

 

Mesmo que essa dica pareça bastante óbvia, é muito comum encontrar registros onde esse pequeno erro é apresentado. Lembre-se que, na maioria das vezes, as fotos de alimentos são registradas de muito perto. 

 

E, quanto mais perto a câmera estiver do alimento, maior é a chance das falhas aparecem no registro. Portanto, antes de iniciar a sua sessão, lembre-se de conferir o melhor ângulo ou trocar os alimentos. 

2. A iluminação é fundamental

Com a iluminação, o fotógrafo consegue criar um visual apetitoso para as suas fotos de alimentos.

 

A luz deve ser posicionada atrás do objeto, algo fundamental para quem deseja mostrar o vapor quente saindo do alimento. Essa é uma ótima opção para tornar a fotografia mais realística. 

 

Vale ressaltar que o ângulo em que a fotografia é tirada muda totalmente a sensação de quem está observando a fotografia. Em alguns exemplos é possível visualizar o efeito que o ângulo tem em uma foto. 

 

3. Escolha a superfície ideal

Para quem busca por uma sensação mais rústica, o corte em uma madeira ou mesa de piquenique garante isso. Essa é uma superfície indicada para as refeições caseiras, por exemplo hambúrgueres ou batatas fritas. 

 

Caso seja um prato branco, o destaque das cores do alimento serão mais visíveis. Portanto, essa estética é indicada para as pessoas que desejam que seus traços apetitosos se sobressaiam. 

4. Registre as suas fotos como um artista

Para decorar as suas fotos de alimentos, os profissionais colocam pinças, colheres e outros aspectos que são excelentes detalhes. Inclusive, elas são vistas como pinturas sobre as telas. 

 

Então, não tenha medo de aproveitar todos os seus recursos, desde os molhos até a textura da comida. Tudo isso serve para garantir um toque artístico para o seu prato. Inclusive, a maioria dos fotógrafos gastronômicos tem o seu próprio kit para decorar seus pratos. 

 

Assim que montar o seu prato, será o momento de pensar em toda a disposição e composição para a sua obra de arte. 

5. Faça um antes e depois de suas fotos

Quando a pessoa prepara a sessão e faz o registro de suas fotos, a melhor maneira de comparar o resultado final é fazendo um antes e depois. 

 

Portanto, o fotógrafo deve fazer o registro dos ingredientes, o corte deles e todas as comidas dentro da panela. Depois disso, basta expor desde o momento que montar o prato até sua finalização.

 

Essa é uma ótima alternativa, principalmente nos casos em que elas não ficam tão bonitas quanto o esperado. 

6. Use o foco seletivo e a profundidade do campo

Um ótimo elemento para fazer bons registros de fotos de alimentos é o foco seletivo. Quando falamos em profundidade de campo, estamos falando sobre a distância do objeto e o foco que o alimento será realçado na imagem. 

 

Da mesma maneira que algumas fotos ficam melhores em alguns ângulos que outras, o foco delas também funciona da mesma maneira. 

 

Leve em consideração realizar o registro de seus alimentos com muito foco, deixando o contraste do fundo ofuscado. Além disso, os fotógrafos também podem brincar com a profundidade da imagem, principalmente para realçar mais os alimentos.

 

6. Lembre-se de deixar os pratos limpos

Todos os adereços da foto, assim como o prato em que o alimento está imposto, devem estar totalmente limpos. Ou seja, sem nenhum resquício de sujeira e, se possível, brilhando. 

 

Pois, na maioria das ocasiões, a fotografia é realizada de muito perto. Então, quando qualquer imperfeição é encontrada, pode fazer com que sua fotografia não saia com o resultado desejado. 

7. Mostre uma pessoa cozinhando

Durante o seu processo de fotografia, uma ótima maneira é fotografar as pessoas que estavam cozinhando. 

 

Inclusive, o modo de preparo, na maioria das vezes, será melhor do que o resultado final. Então, optar por esses registros sempre é uma ótima alternativa para tirar fotos incríveis de seus alimentos! 

Como tirar fotos incríveis de alimentos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *