Com a crise econômica, muitos brasileiros entraram para as estatísticas dos endividados. Porém, também são muitos os que conseguem manter as contas em dia. A diferença entre esses dois grupos pode estar na adesão a algumas dicas financeiras.

De fato, é possível conseguir o equilíbrio financeiro mesmo em meio às dificuldades colocadas pelo contexto. Com algumas medidas simples, você pode também conseguir juntar o dinheiro que precisa para realizar seus projetos de vida.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos algumas dicas de educação financeira para você sair do atoleiro das dívidas e ainda ter dinheiro sobrando no final do mês. Confira!

Dica 1: planeje seus gastos

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você bote na ponta do lápis sua renda mensal, de maneira a descontar dela os custos com dívidas e despesas essenciais e fixas.

Fazer esse cálculo permite que você visualize o valor que sobra de todos os gastos que você é obrigado a fazer.

Dica 2: dividindo os gastos em tipos

Uma forma eficiente de ver a distribuição do orçamento é fazer uma planilha que contemple todos os tipos de gastos.

Por exemplo, você pode separar os gastos com as contas fixas, das despesas com supermercado e entretenimento e roupas. Logo, você terá um levantamento completo do seu estilo de vida.

Dica 3: foco e disciplina

Depois que você descobriu qual o valor que pode sobrar de todas as despesas, você deverá se abster de qualquer tipo de gasto supérfluo durante um período ‘x’ de tempo.

Para isso, é fundamental ter foco no objetivo e disciplina para seguir à risca o planejamento financeiro.

Dica 4: imponha metas

Estabeleça metas para suas economias. Você pode, por exemplo, estipular valores que deverá ter dentro de 6 meses ou um ano.

Contudo, seja realista. Faça um cálculo que leve em consideração o seu planejamento financeiro. Isso servirá para verificar se você esta obedecendo ao que foi estabelecido inicialmente com disciplina.

Dica 5: faça investimentos

O dinheiro que você conseguir juntar poderá ser utilizado para fazer mais dinheiro. Isso é possível por meio dos investimentos.

Entre eles, temos os de baixo risco, como a poupança, o CDI, o CDB e os investimentos em Tesouro Direto. Conheça o site que pode te ensinar tudo sobre investimentos.

 

E ai caro leito, gostou de mais um dos nossos artigos? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a atingir os objetivos financeiros deles!

Educação financeira: Confira 5 dicas que podem te ajudar a realizar seus objetivos financeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *