Independente da sua experiência, você sempre deve ir atrás de excelentes resultados para obter sempre cada vez mais clientes, pois sempre será possível melhorar o seu desempenho dentro do mercado.

Diversas pessoas veem o Google como sendo apenas um mecanismo de busca. Não é errado querer ter um bom posicionamento dentro do resultado de pesquisa, porém, para pensar em um bom posicionamento você deve saber sobre as melhores ferramentas do Google.

Quando falamos sobre marketing de conteúdo, você deve ter o conhecimento sobre as ferramentas e a estratégia para causar um grande impacto no marketing da sua empresa.

Porém, você ainda é novo sobre o assunto, e ainda não tem tanto domínio sobre marketing e informática nós indicamos que você faça um Curso de Informática e de marketing para aumentar o conhecimento sobre a área.

Neste artigo vamos abordar 7 ferramentas gratuitas do Google, essas ferramentas todos os profissionais de marketing devem conhecer e usar. Algumas dessas ferramentas são uma excelente estratégia de marketing que você poderá colocar nas suas ações.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

1. Google AdWords

Existem diversas opções disponíveis no mercado, e cada uma terá as suas particularidades, e o Planejador de Palavras-Chave do Google, o Google AdWords, permanece como sendo uma das melhores ferramentas.

Há muitos motivos para gostar do Google AdWords, ela é grátis e extremamente simples de usar.

Para melhorar o engajamento do seu site, você deve sempre buscar palavras-chave que tem o objetivo de impulsionar o seu site ou um artigo específico do seu blog.

Aconselhamos você sempre a utilizar essa ferramenta que é simples.

Com o objetivo de entender melhor sobre o funcionamento da pesquisa, indicamos que você entenda sobre como a ferramenta funciona. Com isso, você entenderá com mais percepção sobre as devidas palavras-chaves que mais funcionam em seu site.

Como, por exemplo: a palavra “Cursos de Informática” poderá ser a sua palavra-chave principal, portanto você deverá usar ela um determinado número de vezes em seu artigo e site.

2. Google Analytics

Se você já tem em mente quais são os seus objetivos, é muito provável que grande parte deles seja baseado no tráfego e nas estatísticas relacionadas ao seu site e conteúdo. Portanto, será preciso se familiarizar com o funcionamento interno do Google Analytics.

3. Google Search Console

Existe muito o que aprender com o Google Search Console.

E poderá analisar a saúde geral do site, e além disso existem diversas outras coisas que você poderá fazer com essa ferramenta do Google.

4. Google Trends

Podemos dizer que o Planejador de Palavras-Chave do Google poderá lhe passar diversas ideias que são relacionadas aos negócios e ao seu mercado. Porém, isso nem sempre será o suficiente para criar conteúdos relevantes.

Portanto, sempre tenha o hábito de checar o Google Trends quando você estiver nos planejamentos de novas ideias para o blog.

Com essa devida ferramenta do Google você poderá explorar diversos tópicos que desejar e compreender as suas tendências. Você também poderá conferir as diversas histórias populares e verificar se existe algo compatível com o seu mercado e com a abordagem na qual você deseja realizar.

5. Planilhas Google

Diversos profissionais de marketing de conteúdo precisam de diversos métodos para registrar e localizar os dados. E além disso, poderão existir ocasiões em que será preciso dividir as devidas informações com outros membros da equipe.

O Planilhas Google será uma das melhores ferramentas para o registro e acompanhamento de diversos dados.

Diversas pessoas ainda não sabem o melhor jeito de mensurar o alcance de sua campanha de e-mail. Existem muitos softwares que fazem isso, e alguns com funções muito avançadas, porém muitas pessoas não estão dispostas a pagar.

Apesar de não oferecer as mesmas funções das ferramentas pagas, o Planilhas Google ainda é uma das melhores ferramentas para se manter sempre organizado. Desde que você se comprometa sempre a atualizar as suas planilhas. Portanto, a ferramenta do Google será muito eficiente para ter um impacto positivo em suas ações de marketing de conteúdo.

6. Google+

Mesmo que não tenha se tornado a rede social que o Google imaginou, o Google+ permanece como sendo uma ferramenta muito útil para todo mundo que deseja e trabalha com o marketing.

Podemos dizer que o Google+ será um lugar para a criação de conexões, inclusive com diversos parceiros de negócios, e publicar excelentes conteúdos.

Se você trabalha ou deseja trabalhar com marketing de conteúdo, sugiro usar essa ferramenta do Google de três formas:

  • Compartilhar os conteúdos com os seus seguidores;
  • Ampliar as suas redes de contatos;
  • Descobrir qual o conteúdo que você pode repercutir no seu negócio.

7. Gmail

Grande parte do marketing de conteúdo vai envolver criar e manter sempre o relacionamento com os seus clientes e contatos.

Como, por exemplo, um dia poderá chegar um momento em que você deverá passar horas divulgando um novo artigo entre a sua rede de contatos. E o e-mail será um dos melhores jeitos para se fazer isso, pois assim você se sentirá confortável com o aplicativo que você usa.

Atualmente, o Gmail é uma das ferramentas do Google que são as mais úteis da plataforma.

Você poderá usar vários plugins para adequar a conta do Gmail com as suas necessidades. Como, por exemplo, com o WiseStamp você poderá criar uma assinatura de e-mail personalizada.

 

Depois de ler sobre as ferramentas do Google gratuitas que você pode utilizar em sua empresa, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post do nosso portal!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Ferramentas do Google gratuitas que você pode utilizar em sua empresa

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