A prova de vida INSS 2020 tem sido um assunto que gerou repercussão na internet, devido as recentes mudanças a respeito da Reforma da Previdência. Você deseja saber como e quando fazer a prova de vida, e se houve alguma alteração? Confira aqui neste artigo.

Quem deve fazer a prova de vida 2020?

A prova de vida do INSS é obrigatória e deve ser realizada todo ano pelos assegurados, para continuar recebendo o seu benefício.

Todos os aposentados e pensionistas do INSS devem realizar a prova de vida 2020, independente do período em que recebe benefícios e forma de pagamento. A prova de vida é obrigatória, caso não seja realizada, o benefício é cortado.

Somente aqueles que estão recebendo o benefício a menos de 1 ano, ficam isentos da prova de vida no mesmo período, tendo que realizar a mesma no ano seguinte.

O objetivo da prova de vida INSS é evitar fraudes.

Como e quando fazer a prova de vida INSS 2020?

O banco responsável pelo pagamento do benefício, que realiza a prova de vida INSS. O titular da aposentadoria deve ir até a instituição financeira, portando documento de identificação com foto (CTPS, RG, CNH). Há também instituições que realizam a prova de vida através da biometria.

Qual é o prazo para fazer a prova de vida do INSS?

A prova de vida é realizada uma vez por ano, a cada 12 meses. A data e prazo serão definidos pela instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício, ou seja, o prazo pode variar de acordo com o banco em que o aposentado e pensionista retira seu benefício.

Não há regras para comprovar a prova de vida, a qual pode ser realizada na data de nascimento, data em que o benefício foi concedido ou até 30 dias antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada.

Para saber qual a data da prova de vida INSS 2020 é necessário perguntar ao atendimento do banco que realiza o pagamento. Normalmente, as instituições disponibilizam um calendário para prova de vida e comunicam os beneficiários através de mensagens no site oficial e caixa eletrônico.

Caso queira mais informações, ligue para a central de número 135, entre em contato com o banco em que recebe o benefício ou procure uma das agências do INSS. Veja as maneiras de agendar atendimento no INSS.

E ai caro leitor, agora que já leu mais uma das nossas dicas, não se esqueça de reunir os documentos necessários e se apresentar na Instituição Financeira dentro do prazo, para que não tenha o benefício cancelado.

INSS 2020: Como e quando fazer a prova de vida
Tags:         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *