A NR- 12 (Norma Regulamentadora nº12) trata de normas específicas para propiciar a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos. Ela contém normas sobre o uso de equipamento de proteção e sinalização para maquinários.

Entre os pontos que são tratados por essa norma regulamentadora, podemos indicar as indicações técnicas a respeito das máquinas e ambientes nos quais eles são utilizados e medidas e para a prevenção de acidentes.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos o que é essa NR e qual a sua importância. Falamos também sobre as medidas de proteção previstas por esse normativo. Confira na leitura para saber mais!

O que é a NR-12?

A NR-12 pode ser denominada também com o título “Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos”.

Conforme o nome dessa NR mesmo indica, ela trata de medidas de segurança e outros requisitos mínimos para que possam ser evitadas doenças e acidentes relacionados ao trabalho envolvendo máquinas.

A norma se refere a qualquer tipo de atividade que envolva o uso de equipamentos, seja no contexto de sua fabricação ou de seu uso no chão de fábrica ou em outros setores.

Além disso, há também normas específicas para todo o ciclo de vida dos maquinários, desde a sua fabricação de acordo com determinados parâmetros, até sua eliminação ao fim da vida útil.

No que diz respeito aos tipos de máquinas aos quais a lei faz referência, ela também é bastante genérica.

Em outras palavras, a fabricação, transporte, manutenção, instalação e utilização de qualquer tipo de equipamento estão sujeitas ao que está prevista no NR-12. Contudo, esses cuidados não são aplicados aos seguintes tipos de máquinas:

  • Equipamentos destinados à exportação;
  • Máquinas movidas por força animal ou humana;
  • Maquinários expostos em museu por seu valor histórico;
  • Eletrodomésticos.

Qual a importância e os objetivos da NR-12?

Mas, afinal, qual a importância dessa NR? Para começar, podemos mencionar o fato de ela descrever procedimentos e instruções que visam a segurança do trabalho em atividades que demandam o uso de máquinas.

Para isso, são enumerados uma série de pontos que permite fazer a prevenção de acidentes, eliminando possíveis riscos e diminuindo a insalubridade de operações que envolvem o uso de equipamentos em vários ambientes.

Dito de outro modo, as normas contidas nessa NR oferecem orientações sobre a sinalização de locais de trabalho onde há a presença de máquinas.

Há também requisitos de segurança para diversos tipos de maquinários, o que facilita na hora de organizar as operações no ambiente laboral.

Podemos concluir do que foi dito até aqui que essa NR tem alguns objetivos básicos. São eles:

  • Garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores e demais pessoas que circulam no ambiente laboral;
  • Melhoria das condições de trabalho;
  • Assegurar o uso adequado de máquinas e equipamentos;
  • Padronizar procedimentos referentes a máquinas.

 

Gostou do artigo do nosso blog? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos, caso tenha duvidas sobre a nr12 atualizada, entre em contato com a nossa equipe, ficaremos felizes em ajudá-los.

NR-12: Saiba o que é e qual a sua importância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *