O programa Jovem Aprendiz é uma lei do Governo Federal que possui extrema importância na vida do adolescente que deseja sucesso no mercado de trabalho, sendo assim, é um programa que tem muito valor.

Levando em consideração o fato de que conseguir a primeira oportunidade de emprego é um grande desafio, o Jovem Aprendiz é um programa que tem sustentação por lei com o objetivo de facilitar esse processo.

O propósito principal é que esse programa sirva como solução e contribua para o atual contexto desafiador da juventude e realizar a promoção da evolução da força de trabalho em território nacional.

Mas será que todo mundo pode ser jovem aprendiz? Há alguns requisitos para que um indivíduo consiga se encaixar nessa modalidade.

Quer ser um jovem aprendiz 2021? Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue lendo esse artigo atentamente para mais informações.

Boa leitura!

A Lei da Aprendizagem

De acordo com a Lei da Aprendizagem, o aprendiz é o jovem que está estudando e trabalhando, recebendo tanto formação em determinada profissão, assim como também renda financeira.

Sendo assim, deverá estar cursando escola regular ou matriculado e cursando em uma instituição de ensino técnico ou superior de instituições conveniadas as empresas.

Quer saber mais? Veja o tópico a seguir!

Quem é que pode ser jovem aprendiz? Entenda!

Como já mencionado é essencial que alguns requisitos sejam cumpridos para que alguém seja jovem aprendiz.

Primeiramente, é necessário possuir entre 14 e 24 anos, além disso, também é essencial que esse sujeito esteja ainda cursando ou tenha terminado o ensino fundamental ou médio, cuja frequência na escola esteja em dia.

Saiba que a idade máxima não irá se aplicar apenas para pessoas com deficiências, sendo assim, neste cenário, não há nenhum limite.

Quem estiver cursando ensino superior pode ser jovem aprendiz?

Sim, não há impedimento nenhum que uma pessoa que esteja cursando o ensino superior seja contratada como jovem aprendiz.

Desta forma, basta que esse indivíduo esteja cumprindo todas as exigências do programa, ou seja, tenha entre 14 e 24 anos de idade, a faixa etária exigida pelo programa.

É permitido trabalhar mais de uma vez como jovem aprendiz?

Sim, é possível, porém não poderá ultrapassar o limite de dois anos como aprendiz em uma mesma empresa como é definido no contrato, logo, é essencial esse período seja responsável.

Sendo assim, é possível exercer o trabalho por um ano em uma empresa e mais um ano em outra.

 

E ai caro leitor do blog, agora que você já sabe quem pode ser jovem aprendiz, não perca essa oportunidade de começar a sua carreira profissional!

Saiba quem pode ser jovem aprendiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *