Ter um site ou blog na web atualmente não é mais um luxo ou algo destinado apenas a grandes empresas, é uma necessidade real para a maior parte das pessoas, seja para uma empresa pequena, para divulgar seu trabalho como autônomo ou mesmo por gosto pessoal, o fato é que a maior parte das pessoas deseja (e necessita) ter um site.

Para fazer um site há uma série de custos, entre estes um custo que se estende por toda a vida do site seria a hospedagem, porém existem soluções incríveis em hospedagem de site grátis.

Mas antes de já colocar seu site na primeira empresa de hospedagem de site grátis que encontrar é importante que conheça mais sobre estes serviços e também que saiba quais são suas vantagens e desvantagens.

Antes de qualquer coisa é preciso saber quais são as necessidades técnicas de seu site para poder escolher uma boa hospedagem de site grátis que possua estes recursos disponíveis, assim garantindo que seu site funcionará perfeitamente.

Tipos de Hospedagem de Site Grátis

Basicamente se pode dividir em dois grandes grupos de tipos de hospedagem, sendo um primeiro grupo a hospedagem de site grátis em HTML, que são sites extremamente simples feitos basicamente em HTML puro (atualmente já praticamente não se usa mais este tipo de site).

O segundo grupo é constituído por hospedagem de site grátis com suporte a linguagens de programação como PHP e ASP, com suporte a este tipo de linguagem poderá hospedar sites bastante complexos, como por exemplo lojas virtuais.

Na grande maioria dos casos é realmente preciso ter suporte a alguma linguagem de programação, mesmo que a princípio esteja planejando fazer um site bem simples apenas para divulgar algo é aconselhável que opte por uma hospedagem que ofereça este suporte, desta forma caso futuramente pretenda instalar algo novo no site não tenha problemas.

Além do tipo de linguagem suportada por sua hospedagem grátis também é importante observar quais são os recursos disponibilizados, levando em consideração principalmente 2 fatores:

  • Espaço em HD
  • Transferência mensal

Quanto maiores forem os valores para cada um dos itens citados melhor, porém é importante que saiba exatamente em que cada um dos itens irá afetar seu site, sendo:

  • Espaço em HD: representa o espaço disponível no HD do servidor para os arquivos de seu site, geralmente é oferecido um bom espaço, apenas deve ter cuidado caso vá fazer um site que seja constantemente atualizado com novos arquivos (pois tende a cada vez necessitar mais espaço).
  • Transferência mensal: a cada vez que uma página de seu site é exibida para um usuário esta página (e todos seus arquivos) são transferidos, assim contando como transferência. Quanto maior for o número de acessos de seu site maior terá que ser este limite. Vale lembrar que caso atinja o limite seu site ficará fora do ar até que vire o mês (ou pague por mais limite).

Qual o Risco de Usar Hospedagem de Site Grátis?

Existem alguns fatores que deve considerar antes de hospedar seu site em um servidor gratuito, pois são fatores que afetarão diretamente seu site, em alguns casos podendo inclusive por a perder meses de trabalho com divulgação:

Nem sempre este tipo de serviço possui servidores de boa qualidade, isto resulta em travamentos, lentidão para carregar seu site ou até mesmo períodos em que o site fica fora do ar.

Outro problema que pode ocorrer é de simplesmente sem aviso prévio a empresa simplesmente encerrar seus serviços, caso isto aconteça seu site estará fora do ar, perderá todos os arquivos do site (é bom manter um backup) e se estiver divulgando uma URL grátis do serviço de hospedagem perderá também suas posições no Google.

Como pode ver embora o serviço ofereça a grande vantagem da gratuidade é interessante buscar por serviços pagos caso possa investir um pouco mais.

Vantagens e desvantagens de usar uma hospedagem de site grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *