Não é novidade para ninguém que os leilões acabaram recebendo uma maior atenção nos últimos anos, principalmente por conta da internet, que possibilitou a criação dos famosos leilões online, facilitando o acesso a estes eventos, além de proporcionar novas possibilidades de itens e bens a serem leiloados.

Por conta disso, diversas pesquisas em relação aos termos e conceitos presentes dentro de um leilão começaram a ser feitos e podem ser observados na atualidade, já que o leilão faz parte de um mundo extremamente amplo e vasto, trazendo diversas dúvidas para a população em geral.

Pensando nisso, decidimos fazer a separação dos principais termos e conceitos que são citados dentro dos leilões na atualidade, além de trazer algumas dicas e informações essenciais que dizem respeito a distintas áreas de um leilão.

Portanto, caso você queira ficar por dentro de tudo em relação aos termos e conceitos de um leilão, é essencial que você busque se atentar a todas as informações que serão citadas a seguir.

O que é um leilão?

Antes de tudo, é primordial que você entenda completamente o que é um leilão e qual o seu principal objetivo, para que então, você possa observar mais a fundo todas as características, conceitos e termos que são utilizados nestes eventos.

De forma resumida, os leilões são eventos que possuem o principal objetivo de fazer a leiloação de itens e bens, onde milhares de pessoas acabam se juntando para comprar algum bem de sua preferência, ou até mesmo para vender os seus bens.

Quem costuma participar de leilões?

Qualquer pessoa na atualidade pode participar dos leilões. É um fato que antigamente, somente as pessoas de classes superiores buscavam estes eventos, entretanto, como os leilões sofreram uma grande adaptação na atualidade, não existe mais essa subdivisão de pessoas e público.

Conheça os termos mais utilizados em leilões online ou presenciais

Com isso, finalmente chegou o momento em que você conseguirá observar a fundo os termos e conceitos utilizados nos leilões.

Arrematante

De forma bem resumida, pode-se dizer que um arrematante é aquele indivíduo que acabou saindo vencedor de um leilão, ou seja, aquele que deu o maior lance e conseguiu comprar o bem desejado.

Auto de arrematação

Como você observou, um arrematante é aquele indivíduo que conseguiu realizar o maior lance, e assim, acabou saindo vencedor de um leilão. Para comprovar a sua vitória, foi desenvolvido o auto de arrematação, que é feito assim que o ben é leiloado, para assim, fazer a comprovação do arrematante e do bem adquirido.

Edital

O edital não é um conceito único e exclusivo dos leilões, levando em consideração que os editais estão presentes em diversas situações e áreas da vida. De forma geral, pode-se resumir o edital como o documento que junta todas as informações e regras do leilão.

Habilitação

A habilitação diz respeito a um documento que todos os participantes do leilão devem possuir, para que assim, não acabe acarretando complicações ou demais problemas sobre a legislação para a sua participação no leilão.

Incremento

De maneira resumida, um incremento é um valor mínimo entre um lance e outro. Ou seja, se o incremento é de 10 reais, significa que um próximo lance deverá ser de no mínimo 10 reais a mais que o lance anterior.

Lance

O lance, como o próprio nome entrega, é a prática onde os compradores informarão o valor que pagarão por determinado bem que está sendo leiloado, ou seja, um lance.

Parte ou fração ideal

É um fato que diversos imóveis são leiloados, entretanto, também vale dizer que alguns destes imóveis não são leiloados de forma inteira, e sim por partes. Portanto, a parte ou fração ideal diz respeito a parte de um imóvel que está sendo leiloado.

Lote

Muitas pessoas que desejam divulgar seus bens no leilão, acabam fazendo os lotes, que são um conjunto de bens e itens para serem leiloados de somente 1 vez, evitando diversos lances.

Praça

A praça é um dos conceitos que são confundidos com o leilão, entretanto, pode-se dizer que a praça possui o principal objetivo de divulgar e leiloar somente os imóveis, e não outros bens ou itens.

Proposta condicional

Como você já deve saber, todos os itens e bens que são leiloados necessitam de um preço mínimo antes de serem anunciados no leilão, tal preço é estipulado pelo próprio vendedor ou empresa que possui o bem.

Com isso, uma proposta condicional acontece quando o lance máximo dado pelos compradores é inferior ao lance mínimo estipulado. Quando isso acontece, o dono do bem necessita analisar a oferta, para assim, saber se realmente vale a pena vender o seu bem para aquela oferta.

Com isso, pode ser afirmado que você já está por dentro de tudo que é necessário para entender completamente os principais conceitos e termos que são utilizados nos leilões, para assim, participar destes eventos desde já.

Glossário do participante de leilão: conheça os termos mais utilizados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *