A insônia é um problema que afeta uma grande parcela da população brasileira e ocorre por diversos fatores. Desde doenças como fibromialgia e depressão até súbitas mudanças de fuso horário ou maus hábitos de sono podem acarretar no surgimento da insônia.

Mas, uma boa notícia é que a insônia pode ser tratada de maneira natural sem a necessidade de utilização de medicamentos para dormir, por exemplo, que ao serem usados por um tempo prolongado também causam esse problema.

De mudanças no ambiente até alterações no cronograma de sono e uma simples xícara de chá podem ajudar você a combater esse mal e ter uma tão merecida noite de sono. Saiba como solucionar a insônia de forma natural com essas dicas que eu vou te dar!

O que é insônia?

Trata-se de um distúrbio que causa grande dificuldade, entre adultos e crianças, para conseguir dormir ou permanecer dormindo durante a noite ou por longos períodos, acordando subitamente por várias vezes.

Os casos crônicos são a forma mais grave deste distúrbio e podem durar muito mais tempo que sua forma comum, deixando a pessoa acordada talvez por dias ou até quando o problema não for solucionado.

O que causa a insônia?

A insônia pode ser causada por inúmeros fatores que variam de causas ambientais, maus hábitos, doenças ou abuso de remédios e substâncias ilícitas. Até mesmo o envelhecimento pode causas a insônia.

São inúmeras causas e em todas elas podemos resolver com algumas dicas que ajudarão o seu organismo a relaxar. Mas, lembrando que se a insônia perdurar por muito tempo você deve buscar um médico o quanto antes.

Como solucionar a insônia de forma natural?

Muitas pessoas têm suas próprias maneiras para “curar” a insônia que variam de exercícios a chás relaxantes como a camomila. Chá de maracujá e erva cidreira também são indicados para o combate da insônia.

Plantas como essas que citei que podem ser consumidas como chás tem propriedades medicinais que auxiliam como calmantes e ajudam na melhora na hora de dormir.

Praticar exercícios

Um metabolismo desregulado pode ser também nosso inimigo para as noites de sono. Por esse motivo, a prática de exercícios físicos tais como caminhadas, esportes ou academia ajudam na melhora desse distúrbio.

Além disso, o Dr. Pedro Genta, coordenador do Centro de Medicina do Sono do HCor – Hospital do Coração, comentou em uma reportagem no site hcor.com.br “Começar a praticar atividade física com regularidade já pode melhorar a qualidade do sono”.

Não é de hoje que ouvimos falar que a prática regular de exercícios favorecem nossos organismos e nos proporcionam uma melhor qualidade de vida.

Yoga e relaxamento

Quando a insônia vem acompanhada de inquietação e nervosismo, a cura às vezes, é apenas se concentrar e se acalmar. Falar é mais fácil do que fazer, né? Mas, as técnicas de Yoga e relaxamento podem realmente ter algum efeito que festa da maneira correta.

Separe um colchonete ou um colchão na sua casa e o coloque em um cômodo sossegado, livre de barulhos e sons incômodos. Em seguida, deite-se no colchão de barriga para cima e comece um exercício de respiração, tentando deixa-lo livre enquanto observa o movimento do seu abdômen durante esse processo.

Faça isso entre 5 e 10 minutos diários. Os professores ainda recomendam que, para conseguir um resultado mais satisfatório deve-se fazer uma série com ao menos 5 posturas e 1 exercícios de respiração.

Adotar hábitos regulares

Uma rotina desregulada com maus hábitos de sono, alimentação e noites em claro contribuem para a persistência da insônia em alguns casos. Esta dica é uma das mais fáceis e não inclui nenhum tipo de medicamente, exercícios muito elaborados ou chás.

Apenas um comprometimento de mudança e melhoria de hábitos para que sua saúde e seu organismo consigam fazer a parte deles que é te manter saudável. A mudança de hábitos pode parecer difícil, mas, você pode ir fazendo aos poucos como passar a dormir antes das 2 da manhã, por exemplo, já é um ótimo início.

Em seguida começar uma alimentação mais saudável e menos gordurosa, caso você tenha este hábito.

Respeitar sua hora de dormir e de acordar já é um passo bem grande. Se quiser, você pode incluir algumas xícaras de chá no processo, como os que citei anteriormente. Vão ajudá-lo nessa mudança de hábitos e te deixar mais calmo.

Evitar bebidas com cafeína

O café é o grande vilão do sono, sendo quase uma droga viciante. Eu sei que é quase impossível deixar de tomar café, mas evitar consumido durante a noite ou em horários que deveria estar dormindo já ajuda no processo.

Isso vale também para bebidas com alguma porcentagem de cafeína. Você pode substituir o café por leite morno, chá, suco natural ou qualquer outra bebida que não tenha cafeína em sua composição.

Quando é necessário buscar ajuda médica?

Agora chegamos em uma parte delicada, a busca por um profissional da saúde. Se tudo que descrevi acima não ajudou em nada e o problema permanece ou está pior, é hora de partir para ajuda médica.

Quando você perceber que a frequência de episódios de insônia aumentou ou que perdurou por vários dias e nada adiantou para reverter esse quadro, é quando deve-se acionar um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista ou psiquiatra, essas são as áreas da saúde que atualmente tratam problemas ligadas a insônia.

Saiba como solucionar a insônia de forma natural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *