9 óleos essenciais para queimaduras e como usá-los

Muitas pessoas optam por usar óleos essenciais para tratar queimaduras porque essas substâncias naturais calmantes podem aliviar rapidamente a dor e a inflamação, ao mesmo tempo que promovem a cura. No entanto, nem todas as queimaduras são iguais. 

Algumas queimaduras são tão graves que não podem ser tratadas com oleos essenciais. As queimaduras são definidas como danos à pele, geralmente divididos em três categorias: primeira, segunda e terceira. 

Queimaduras de primeiro grau podem incluir pele vermelha e com bolhas, como quando você experimenta uma leve queimadura de sol ou toca uma panela quente no fogão por um tempo. O dano é limitado à camada superior da pele. 

As queimaduras de segundo grau geralmente incluem bolhas porque o dano se estende além da camada superior da pele. Para essas queimaduras, geralmente são recomendados curativos e cremes para queimaduras, pois são muito suscetíveis a infecções. 

Por fim, existem as queimaduras de terceiro grau, que queimam na parte mais profunda da pele e são extremamente graves, necessitando de cuidados médicos ou cirurgia / transplante de pele para tratá-las adequadamente.

As queimaduras podem ter uma série de sintomas, incluindo dor local, coceira, inchaço, vermelhidão, descamação e formação de bolhas na pele, e aumentam o risco de cicatrizes, câncer, infecções secundárias e outras complicações que você prefere evitar.

As queimaduras não são apenas diferentes em gravidade, mas também em suas causas, porque queimaduras químicas, elétricas, de radiação e de fricção devem ser tratadas de forma ligeiramente diferente. 

Felizmente, como os óleos essenciais têm propriedades analgésicas, antiinflamatorias, antioxidantes, irritantes e antisépticas, o uso de óleos essenciais no tratamento de queimaduras é uma forma rápida e eficaz de minimizar o risco de dor, inflamação e infecção.

Os melhores óleos essenciais para queimaduras

Ao usar óleos essenciais para tratar queimaduras, poucos óleos são mais eficazes do que a árvore do chá, pau-rosa, sálvia, lavanda, calêndula, néroli, olíbano, camomila romana e hortelã-pimenta.

Óleo essencial de salva

Este óleo tem efeitos antiinflamatórios e analgésicos impressionantes. Ele pode absorver rapidamente o calor e a dor da queimadura. Também entorpece a área ao redor da lesão e reduz o desejo de coceira, que espalha a infecção e retarda a cura.

Como usar: embora você possa consumir uma pequena quantidade deste óleo para acelerar o processo de cicatrização dentro do corpo, a maioria das pessoas vai misturar algumas gotas de óleo de sálvia com um óleo veicular, como óleo de coco, e aplicá-lo diretamente no área queimada da pele.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

A hortelã não só tem uma sensação de resfriamento quando usada, mas também tem propriedades antiinflamatórias e analgésicas. Além disso, pode até estimular o fluxo sanguíneo para a área afetada, o que irá acelerar o tempo de recuperação.

Como Usar: Tanto o uso tópico quanto o interno do oleo essencial de hortelã-pimenta são eficazes para queimaduras, pois o primeiro pode eliminar a dor e o inchaço, enquanto o segundo pode estimular a circulação e ativar a capacidade natural de cura do seu corpo.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti inflamatórias e analgésicas e é um dos melhores medicamentos para o tratamento de queimaduras. Ele age muito rapidamente, especialmente como um analgésico, tornando-se a primeira queima de óleo essencial que as pessoas procuram. 

Como usar: o mais importante, você deve usar este óleo com cuidado porque é altamente eficaz e pode ser tóxico se ingerido. Misture algumas gotas de óleo da árvore do chá com azeite ou óleo de coco e esfregue suavemente na queimadura para prevenir infecções e acelerar a cicatrização.

Óleo essencial de calêndula

Este óleo versátil pode reduzir o inchaço e a inflamação, aliviar a dor e hidratar a pele, essenciais após queimaduras. Além disso, o óleo de calêndula pode estimular a produção de tecido, que é a chave para queimaduras secundárias.

Como usar: Você pode adicionar algumas gotas de óleo de calêndula em água morna e mergulhar na banheira por 20-30 minutos. Este método é especialmente adequado para queimaduras de primeiro grau mais graves, como queimaduras de sol, mas você também pode aplicar uma pequena quantidade de óleo diretamente.

Óleo essencial de olíbano

O óleo de olíbano contém muitos conservantes e antioxidantes, que podem ajudar a manter as queimaduras limpas e livres de infecções, ao mesmo tempo que estimula o sistema de recuperação natural do corpo, reduzindo o estresse oxidativo e promovendo uma cura mais rápida.

Como usar: Misture o óleo de olíbano com óleo de jojoba ou óleo de coco e aplique diretamente na área queimada e na pele ao redor. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo de olíbano à água do banho e deixá-la de molho por um longo tempo para aliviar a dor de queimaduras de primeiro ou segundo graus. 

Óleo essencial de camomila

O óleo de camomila, como muitos óleos da lista, tem efeitos anti-sépticos, antiinflamatórios e analgésicos. Isso pode ajudar a reduzir a dor das queimaduras, ao mesmo tempo que protege a ferida de infecções em potencial, o que é um grande risco, especialmente para queimaduras de segundo grau. 

Como usar: Certifique-se de misturar óleo de camomila e óleo de base, pois as propriedades desse óleo irritam a pele. Isso deve ser o suficiente para algumas gotas, embora você também possa misturar algumas gotas de óleo de camomila romana em chás de ervas para estimular a cura e a saúde geral.

Precauções

Devido aos múltiplos efeitos dos óleos essenciais, eles são excelentes medicamentos para o tratamento de queimaduras, mas há vários fatores que precisam ser considerados. 

Você deve sempre pedir ao seu médico para verificar se há queimaduras graves para se certificar de que não há danos nos nervos ou cicatrizes permanentes. Embora muitos dos óleos essenciais acima sejam de natureza bactericida, a infecção ainda é a principal preocupação de qualquer tipo de queimadura.

Finalmente, os óleos essenciais são substâncias altamente eficazes, algumas das quais podem causar reações alérgicas e inflamação adicional da pele, especialmente para pessoas com pele sensível.

É perfeitamente aceitável usar uma pequena quantidade de óleos essenciais para tratar queimaduras menores, mas para feridas mais graves, consulte seu médico antes de usar qualquer óleo essencial para tratar queimaduras.

Use também produtos feitos de âmbar que ajudam no seu sistema imunológico, como o colar de âmbar que melhora sua resistência contra doenças inflamatórias.

Crédito imagem: https://www.freepik.com/free-photo/front-view-woman-holding-serum-bottle_38309725.htm

9 óleos essenciais para queimaduras e como usá-los

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *