Possuir um negócio é o objetivo final de muitas pessoas. Afinal, essa mudança de carreira lhe dá um nível incomparável de controle sobre sua vida profissional, permitindo que você implemente sua visão da maneira que achar melhor.
Você não precisa mais se preocupar em assumir a responsabilidade pelas decisões de negócios menos que perfeitas de seu superior ou até mesmo perder o emprego por causa dos problemas de outra pessoa.
Não, desta vez, você está no controle de cada movimento que está sendo feito. Bem-vindo a bordo, capitão o volante é seu.
Tenha em mente, no entanto, que para administrar uma empresa de sucesso, você também precisa otimizar a eficiência. Uma das coisas cruciais a fazer é reduzir seus custos de funcionamento.
Para ajudá-lo a começar, preparamos uma lista de várias maneiras de diminuir as despesas associadas à operação do seu negócio, incluindo automatizar tarefas domésticas, terceirizar processos sempre que possível, mudar para um modelo de trabalho remoto e cancelar serviços não utilizados.
Continue lendo para saber o quanto você pode economizar em termos de tempo e dinheiro que podem ser direcionados para o crescimento de seus negócios.
Automatize tarefas simples
Uma das melhores maneiras de reduzir seus custos operacionais é automatizar tarefas domésticas. Enquanto muitos deles são essenciais para o funcionamento diário da sua empresa, muitos podem ser realizados com o auxílio de softwares adequados.
Os processos financeiros estão entre os mais comumente automatizados. Na verdade, a única razão pela qual você não deve automatizá-los é se você gosta de fazê-los manualmente – um luxo que você não tem mais como um empreendedor sério.
Você pode facilmente gerar contracheques, enviar e pagar faturas e realizar outras tarefas de contabilidade on-line com a ajuda de um software de contabilidade adequado.
Outra área pronta para o tratamento de automação é o suporte ao cliente. Se sua empresa depende de um site de qualquer tipo, você deve recorrer a uma poderosa ferramenta de gerenciamento de clientes que pode cuidar das dúvidas e solicitações de seus clientes sem precisar de sua atenção.
Este software pode reduzir o número de tíquetes de suporte com os quais você precisa lidar, permitindo que você gaste mais tempo fazendo o que mais importa – desenvolvimento de negócios – sem sacrificar a satisfação do cliente.
Terceirize sempre que possível
Embora a automação de tarefas possa tornar seu negócio mais eficiente limitando a quantidade de trabalho, a terceirização permite que você melhore eliminando a necessidade de pessoas para realizá-las completamente.
Às vezes, pode não valer a pena passar pelo processo de contratação e, então, manter um funcionário em período integral ou mesmo parcial. Nesse caso, você pode recorrer a um freelancer ou a uma empresa terceirizada que será paga pelo trabalho realizado em vez de um salário.
Por exemplo, se sua empresa depende de marketing, pode ser benéfico contratar uma agência de marketing que possa lidar com todas as suas tarefas de web design, SEO.
Trabalhar com um fornecedor externo permite que você mantenha o controle criativo sobre seu produto sem lidar com o drama dos funcionários e os problemas de retenção de funcionários.
Mudar para um modelo de trabalho remoto
O desenvolvimento da tecnologia deu a muitos empresários a oportunidade de mover todos os seus processos online e permitir que seus funcionários trabalhem em casa ou em qualquer outro lugar com uma conexão de internet estável.
Nesse modelo, os funcionários não são obrigados a vir ao escritório ou coworking (conheça o Coworking Ribeirão Preto) todos os dias para desempenhar suas funções.
Isso permite que as pessoas economizem dinheiro com gasolina, oferece aos empregadores uma força de trabalho mais flexível, reduz os custos de mobiliar através do endereço fiscal proporcionando um maior conforto para quem deseja trabalhar em casa e ter um escritório físico e muito mais.
Muitas empresas usam uma abordagem híbrida que combina trabalho no escritório com trabalho remoto. Todos eles têm escritórios onde os funcionários podem se encontrar cara a cara, mas todos podem trabalhar em casa também, se assim o desejarem.
Isso dá a seus funcionários um maior grau de liberdade e permite que as empresas economizem em custos indiretos.
Cancelar serviços não utilizados
Outra forma de reduzir seus custos operacionais é cancelando serviços não utilizados. Você pode ter se inscrito para uma assinatura ou licença de software há muito tempo e esquecido, mas ainda está custando todos os meses!
Para remediar essa situação, você deve revisar suas contas de vez em quando e cancelar quaisquer serviços indesejados. Afinal, nada impede que você se inscreva novamente no futuro, se precisar.
No entanto, ao fazer isso, você deve considerar duas coisas. Primeiro, certifique-se de que você realmente não precisa mais desses serviços e não precisará deles tão cedo.
Em segundo lugar, verifique se não há contratos que você possa quebrar cancelando o serviço. Caso contrário, você corre o risco de ter que pagar mais do que o necessário apenas porque cancelou uma assinatura sem pensar, sem nem mesmo ler as letras miúdas primeiro.
Conclusão
Embora reduzir suas despesas operacionais não seja o mesmo que tornar sua empresa lucrativa, é um passo na direção certa e pode ajudá-lo a atingir seu objetivo de administrar um negócio de sucesso.
Seguindo as dicas descritas acima, você pode reduzir significativamente o custo de processamento de pagamentos de seus clientes e execução de suas operações.
Quanto mais rápido você começar a tomar medidas para diminuir os custos operacionais, mais cedo poderá ver um aumento nos lucros e na saúde geral da sua empresa. Boa sorte!